RADAR DE MONITORAMENTO TECNOLÓGICO: UMA FERRAMENTA DE INTERPRETAÇÃO DE SINAIS FRACOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE SURPRESAS ESTRATÉGICAS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i1.67</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.67Resumo
No atual cenário competitivo, marcado por mudanças constantes e rápidas, é fundamental que as empresas monitorem ativamente o ambiente de negócios, em busca de sinais que antecipem as mudanças. Este estudo tem como objetivo propor e discutir uma ferramenta denominada Radar de Monitoramento Tecnológico, que busca resolver o seguinte problema: “Como uma empresa pode sistematicamente monitorar o ambiente e captar indícios que antecipem oportunidades e ameaças para uma determinada tecnologia?”. A revisão bibliográfica abrange os temas Inteligência Competitiva, Inteligência Tecnológica, Análise Ambiental e Monitoramento Antecipativo. Com base na análise crítica da literatura, é proposta uma ferramenta denominada Radar de Monitoramento Tecnológico que compreende 5 ambientes a serem monitorados (político, econômico, tecnológico, social e concorrencial) cada qual com tópicos chave a serem analisados. Para exemplificar o uso da ferramenta, é realizada sua aplicação para o segmento de telefones inteligentes (smartphones), de forma apenas reflexiva e sem participação de uma empresa específica. Uma das sugestões de pesquisas futuras é justamente a aplicação da metodologia proposta em uma empresa real. Mesmo com a limitação de ser um estudo teórico, o exemplo permitiu verificar a aplicabilidade da ferramenta. O radar mostrou-se bastante útil para uma empresa que precise monitorar o ambiente em busca de sinais de mudança. A principal contribuição deste estudo é relacionar diferentes correntes de estudo (inteligência tecnológica, análise ambiental e monitoramento antecipativo) e diferentes abordagens para apresentar uma ferramenta de caráter prático que permita a um gestor a identificação e uma melhor visualização das oportunidades e ameaças, evitando assim as surpresas estratégicas no campo tecnológico.
Palavras-Chave: Monitoramento tecnológico. Inteligência tecnológica. Inteligência competitiva. Sinais fracos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.