PREVISÃO DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: APLICAÇÃO DO MODELO ARX <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v2i2.50</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2010.v2i2.50Resumo
O objetivo deste trabalho é propor a aplicação do modelo ARX para fazer previsões do consumo residencial de energia elétrica no Brasil, fundamentais para suportar decisões do setor de energia em bases técnica, econômica e ambientalmente sustentáveis. A função da demanda de energia elétrica foi modelada segundo um modelo multiplicativo com base na teoria econômica e incluiu quatro variáveis explicativas: tarifa residencial de energia elétrica, rendimento médio real das pessoas ocupadas, índice de inflação de utilidades domésticas e consumo de energia. Para estimar os coeficientes da equação do consumo de energia elétrica, foi utilizado o modelo ARX, o qual considera na projeção da variável dependente a influência de variáveis exógenas e modela os resíduos por meio de um processo auto-regressivo a fim de aumentar seu poder explicativo. Resultados indicaram um coeficiente de determinação de 95,4% e todos os coeficientes estimados foram estatisticamente significantes a um nível descritivo de 0,10. Foram realizadas projeções do consumo residencial de energia elétrica para os meses de janeiro e fevereiro de 2010 no intervalo de confiança a 95% o qual incluiu os valores verdadeiros de consumo observados. O modelo proposto mostrou ótima performance na previsão do consumo de energia residencial do país.
Palavras-chave: Séries temporais. Energia elétrica. Modelo ARX
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.