EMREENDEDORISMO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.38</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.38Resumo
Este trabalho trata de um fenômeno empreendedor sob a ótica da administração estratégica na indústria automobilística: a criação da montadora Troller Veículos Especiais (TVE). O estudo de caso em questão tem como justificativa o posicionamento dessa empresa em torno de dois nichos de mercado e seu relativo êxito numa indústria caracterizada por poucos e poderosos players. O objetivo foi investigar o processo empreendedor e estratégico de descoberta de oportunidade, a análise de fatores internos e externos empregada, e a adoção de seu posicionamento estratégico na exploração de dois nichos no mercado de veículos automotores: no mercado B2B, em torno de veículos adaptados a funções operacionais específicas; e no mercado B2C, em torno de veículos jipe com forte apelo ao estilo de vida do consumidor. Este estudo de caso permitiu visualizar a trajetória desafiadora de uma pequena empresa genuinamente brasileira em um setor dominado por grandes grupos multinacionais, além de evidenciar dilemas decisórios específicos e aspectos relativos à criatividade gerencial.
Palavras-chave: Indústria automobilística. Estudo de caso. Empreendedorismo estratégico. Discovery theory. Posicionamento estratégico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.