ESTRATÉGIAS DE NOVOS EMPREENDIMENTOS INTERNACIONAIS NO SETOR SUCRO-ALCOOLEIRO: O CASO DA EMPRESA ETH BIOENERGIA <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.37</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.37Resumo
O objetivo deste estudo é identificar - no setor sucro-alcooleiro do Brasil, especificamente com relação à produção do álcool carburante - casos de novos empreendimentos que já nasceram com perfil internacional, e estudar um destes casos à luz das teorias sobre internacionalização. Este estudo se justifica à medida que surgem cada vez mais empresas com este perfil, contrariando as principais teorias clássicas, que apresentam tal processo como gradual. Nos últimos anos, o setor sucro-alcooleiro vem apresentando uma expansão considerável e, por consequência, inúmeros grupos têm investido neste segmento. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva. Trata-se de um estudo de caso aplicado a uma empresa recentemente estabelecida no setor sucro-alcooleiro brasileiro. Analisando a organização escolhida e comparando-a com as teorias sobre internacionalização, conclui-se que existe, de fato, um novo exemplo de perfil de empreendimento internacional.
Palavras-chave: Internacionalização. Novos empreendimentos internacionais. Setor sucro-alcooleiro. Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.