A Demonstração do Valor Adicionado Expandido Aplicada em uma Entidade Sem Fins Lucrativos
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i1.152Palavras-chave:
Entidades sem fins lucrativos. Valor adicionado expandido. Criação de valor.Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar o impacto das entradas sociais não tratadas pela contabilidade tradicional na formação do valor adicionado expandido, comparado com o valor adicionado contábil. Para a consecução do objetivo, desenvolveu-se pesquisa exploratória com caráter qualitativo em uma entidade sem fins lucrativos de Santa Catarina. A entidade analisada foi a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial (SC), associação de finalidade social e filantrópica, considerada de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Os resultados do estudo indicam que a demonstração do valor adicionado, elaborada com base nas informações financeiras coletadas na entidade investigada, apresenta como beneficiários das riquezas geradas, basicamente, os funcionários e o governo. Ao incorporarem-se a mensuração e o reconhecimento das entradas sociais decorrentes dos serviços voluntários, há um acréscimo de 82,92% no valor adicionado criado pela entidade. Nessa forma de evidenciação, os beneficiários das riquezas geradas expandem-se para além dos empregados e do governo, incluindo a organização, que recebe os serviços de gestão e a elaboração de programas de atendimento, e a sociedade, que é a destinatária dos serviços gerados pelas entidades sem fins lucrativos. Pode-se concluir que os conceitos da Contabilidade Social configuram-se como mecanismo para a compreensão da dinâmica social e econômica dessas organizações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.