PRÁTICAS DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL ADOTADAS POR EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS DE CALÇADOS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.15</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.15Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas de gestão socioambiental adotadas por empresas brasileiras exportadoras de calçados. Para tanto, foram revisados temas relativos à indústria calçadista brasileira e à gestão socioambiental, de modo a orientar a pesquisa empírica realizada com empresas brasileiras fabricantes de calçados com atuação internacional, relacionadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados [ABICALÇADOS]. Também realizou-se pesquisa descritiva, com levantamento (survey). Os dados obtidos revelam que as empresas pesquisadas são de grande porte e possuem experiência no mercado, haja vista que significativa parte delas tem cerca de duas décadas de atividade. Por meio de análise fatorial, reduziu-se e agrupou-se as práticas estudadas em dois fatores, denominados como ambiental e social. A partir da análise descritiva, verificou-se que os investimentos em gestão socioambiental são, de modo geral, de baixa e média intensidade, dentre estes, sobressaem-se os investimentos em práticas ambientais.
Palavras-Chave: Práticas de gestão socioambiental. Empresas brasileiras exportadoras de calçados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.