OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.12</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.12Resumo
Neste trabalho, objetiva-se examinar como as empresas estudadas obtêm vantagens competitivas sustentáveis (VCSs). Ao longo dos anos, este tema vem sendo tratado na literatura sobre estratégia empresarial: para os gestores, o desafio está na identificação, desenvolvimento, proteção e utilização dos recursos e capacitações que possibilitam VCSs à empresa. Foram estudados oito casos, empresas que atuam em Tecnologia da Informação (TI), no segmento organizacional. As variáveis utilizadas são qualitativas. A coleta de dados foi realizada em fontes primárias e secundárias de dados. Como fonte primária utilizou-se as próprias empresas, nas quais se coletou informação em entrevistas com executivos. Com relação à obtenção e sustentabilidade de VCSs pelas empresas estudadas, seguem os principais resultados encontrados: (1) uma empresa desenvolve produtos no exterior e faz deste aspecto uma vantagem competitiva; (2) há casos que lançam mão de modelo de atuação que lhes confere flexibilidade alta; (3) uma empresa obteve vantagem competitiva ao desenvolver uma estratégia de atuação na qual implementou um sistema de franquias para desenvolvimento e para distribuição, sistema este que estimula o comportamento empreendedor dos franqueados; (4) uma empresa fez da sofisticação e complexidade de seus produtos uma vantagem competitiva; e (5) a busca de segmentos menos expostos à competição foi o caminho escolhido por algumas das empresas estudadas para obtenção de VCSs.
Palavras-chave: Administração estratégica. Planejamento estratégico. Empresas de tecnologia avançada. Administração de multinacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.