OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.12</strong>

Autores

  • Eduardo Armando Fundação Instituto de Administração / FECAP
  • Adalberto Américo Fischmann FEA USP

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.12

Resumo

Neste trabalho, objetiva-se examinar como as empresas estudadas obtêm vantagens competitivas sustentáveis (VCSs). Ao longo dos anos, este tema vem sendo tratado na literatura sobre estratégia empresarial: para os gestores, o desafio está na identificação, desenvolvimento, proteção e utilização dos recursos e capacitações que possibilitam VCSs à empresa. Foram estudados oito casos, empresas que atuam em Tecnologia da Informação (TI), no segmento organizacional. As variáveis utilizadas são qualitativas. A coleta de dados foi realizada em fontes primárias e secundárias de dados. Como fonte primária utilizou-se as próprias empresas, nas quais se coletou informação em entrevistas com executivos. Com relação à obtenção e sustentabilidade de VCSs pelas empresas estudadas, seguem os principais resultados encontrados: (1) uma empresa desenvolve produtos no exterior e faz deste aspecto uma vantagem competitiva; (2) há casos que lançam mão de modelo de atuação que lhes confere flexibilidade alta; (3) uma empresa obteve vantagem competitiva ao desenvolver uma estratégia de atuação na qual implementou um sistema de franquias para desenvolvimento e para distribuição, sistema este que estimula o comportamento empreendedor dos franqueados; (4) uma empresa fez da sofisticação e complexidade de seus produtos uma vantagem competitiva; e (5) a busca de segmentos menos expostos à competição foi o caminho escolhido por algumas das empresas estudadas para obtenção de VCSs.

Palavras-chave: Administração estratégica. Planejamento estratégico. Empresas de tecnologia avançada. Administração de multinacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Armando, Fundação Instituto de Administração / FECAP

Eduardo Armando

 

Doutor e mestre em Administração e Economista pela FEA USP. Pós-graduado pelo MBA Executivo Internacional-FIA.

 

Professor de cursos de pós-graduação e graduação em Administração nas disciplinas: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Administração Geral.

 

Coordenador Adjunto do ProCED FIA (cursos MBA Gestão Empresarial, Capacitação Gerencial e outros).

 

Pesquisador do tema internacionalização de empresas e competitividade por meio da conexão em cadeias globais de valor.

 

Professor orientador de trabalhos finais e de conclusão desde 2003, com mais de 500 alunos orientados (pós-graduação).

 

Autor de dezenas de artigos publicados em congressos no Brasil e no Exterior e de capítulos de livros sobre os temas Inovação e Empreendedorismo.

 

Revisor técnico da versão brasileira do livro Global Marketing de W. Keegan, 7ª edição.

 

Executivo de empresas nacionais e multinacionais nos setores varejista e telecomunicações durante 15 anos.

 

Serviços de consultoria prestados a empresas nascentes e para recuperação de empresas. 

 

Experiência internacional

Pesquisador visitante junto ao Institute of Development Studies da University of Sussex, Reino Unido (fevereiro-março de 2007) e junto ao Center on Globalization, Governance, and Competitiveness na Duke University, na Carolina do Norte, EUA (janeiro -fevereiro de 2006). Coordenador de Módulo Internacional da FIA (convênio com Columbia University).

Mais de 30 viagens internacionais a trabalho:

• Ásia (Hong Kong, China, Taiwan) para negociações com fornecedores,

desenvolvimento de produtos e compras;

• Estágio de três semanas em Cleveland, Ohio (EUA) na OfficeMax University;

• EUA e Europa para benchmarking de operações de varejo, apresentação a investidores (road shows) e cursos de curta duração (até uma semana).


Adalberto Américo Fischmann, FEA USP

Professor titular do Depto. de Administração da FEA / USP.

Publicado

2009-12-19

Como Citar

Armando, E., & Fischmann, A. A. (2009). OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS EM EMPRESAS INTERNACIONALIZADAS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.12</strong>. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 1(2), 43–66. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)