WMS - Warehouse Management System: Benfeitorias Proporcionadas pela Implantação em um Centro Distribuidor e Atacadista

Authors

  • Lévistone Fávero Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajaí
  • Miguel Angel Verdinelli Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.250

Abstract

Atualmente as empresas estão inseridas em ambientes altamente dinâmicos e competitivos, onde a gestão de estoque se torna uma vantagem frente aos concorrentes, quando a organização utiliza sistemas especialistas de gerenciamento de armazéns que subsidiam o processo de tomada de decisão. O estudo busca descrever as benfeitorias proporcionadas pela implantação de um sistema WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM) de gerenciamento de armazéns, em um centro distribuidor e atacadista do segmento de higiene pessoal e limpeza em Cordilheira Alta/SC. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva por meio de estudo de caso qualitativo básico, com abordagem qualitativa dos dados. Os resultados apontam que a implantação do WMS trouxe resultados positivos para o processo decisório da organização, além de acarretar mudanças perceptíveis nas rotinas realizadas no centro de distribuição que demonstram a eficiência em receber, alocar, separar, embalar e expedir produtos de forma segura para atender com eficiência os pedidos dos clientes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lévistone Fávero, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Administração pela UNIVALI, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau. Professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Suzete Antonieta Lizote, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Administração pela UNIVALI e Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí

Miguel Angel Verdinelli, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo, Brasil(1980)
Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí 

References

Arbache, F. S. et al. (2011). Gestão de logística, distribuição e trade marketing. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Arieira, J. O. (2012). Sistema WMS (Warehouse management system): relato de um estudo de caso sobre o desenvolvimento e implantação em uma indústria alimentícia no noroeste do Paraná. Revista Ciências Empresariais UNIPAR, Umuarama, 13 (1), 7-28.

Banzato, E. (1998). WMS - Warehouse Management System: sistema de gerenciamento de armazéns. São Paulo: IMAM.

Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman.

Ching, H. Y. (2010). Gestão de estoques na cadeia logística integrada: supply chain. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Costa, W. A. S. & Gobbo Júnior, J. A. (2008, outubro/dezembro). Etapas de implementação de WMS: estudo de caso em varejista moveleiro. GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 3 (4), 101-121.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Guarnieri, P., Chrusciak, D.; Oliveira, I. L.; Hatakeyama, K. & Scandelari, L. (2009, janeiro/abril). WMS – Warehouse Management System: adaptação proposta para o gerenciamento da logística reversa. Produção, 16 (1), 126-139.

Hékis, H. R.; Moura, L. C. M.; Souza, R. P. & Valentim, R. A. M. (2013, outubro/dezembro). Sistema de informação: benefícios auferidos com a implantação de um sistema WMS em um centro de distribuição do setor têxtil em Natal/RN. RAI - Revista de Administração e Inovação, 10 (4), 85-109.

Machado, A.; Sellitto, M. A. (2012, janeiro/março). Benefícios da implantação e utilização de um sistema de gerenciamento de armazéns em um centro de distribuição. Revista Produção Online, 12 (1), 46-72.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (1999). Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3 ed. São Paulo: Atlas.

Martins, V. W. B.; Brito, S. B. P.; Freitas, C. F. & Nunes, V. C. M. (2010). Sistemas de gerenciamento de armazéns WMS (Warehouse Management Systems): estudo de caso em uma empresa do setor alimentício. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 30, São Carlos, Brasil.

Merriam, S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass.

Pereira, S. R.; Toquetti, L. Z.; Ricci, D.; Duarte, J. M. (2010, julho/dezembro). Informática em Logística: sistema WMS para gestão de armazéns. Faschi-Tech – Periódico Eletrônico da FATEC, 1 (3), 148-162.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2009). Manual de Metodologia Científica. 3 ed. Novo Hamburgo: Feevale.

Richardson, R. J. (1999). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Silva, R. M. (2013). Utilização do Warehouse Management System – WMS na atividade de picking em um centro de distribuição: uma abordagem qualitativa. Anais do Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 9, Rio de Janeiro, Brasil.

Silva, F. S. D. & Oliveira, J. R. (2013). Tecnologias WMS e SAP R/3 em gestão de materiais – aplicação e análise das contribuições. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 10, São Paulo, Brasil.

Soares, E. (2003). Metodologia Cientifica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas.

Sucupira, C. (2004). Gestão de Depósitos e Centros de Distribuição através dos Softwares WMS. Recuperado em 5 de dezembro de 2014. http://www.cezarsucupira.com.br/artigos111.htm.

Viana, M. F. & Rodrigues Neto, A. P. R. (2012). A importância do sistema WMS Warehouse Management System no gerenciamento de armazéns. Revista de Administração, 7.

Yin, R. K. (2003). Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman.

Published

2016-08-26

How to Cite

Fávero, L., Nascimento, S., Lizote, S. A., & Verdinelli, M. A. (2016). WMS - Warehouse Management System: Benfeitorias Proporcionadas pela Implantação em um Centro Distribuidor e Atacadista. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 8(2), 54–82. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.250